Professor incentiva a prática de esportes para alunos carentes

Nascido em Criciúma, Rodrigo Luciano de Souza chegou quando a família já estava toda formada. Dona Adelina, com 44 anos engravidou e em função da idade avançada, passou praticamente todo o período de repouso. “A mãe sempre dizia que os médicos aconselhavam a abortar a gravidez, porque na época era um grande risco para a vida dela e a minha também” conta.


Após o nascimento, enquanto Rodrigo tinha problemas com os rins, a mãe permaneceu dois dias em coma. Depois do susto inicial e algumas semanas internados os dois receberam alta do hospital e são recebidos com festa em casa. Aos dois anos, a família composta por quatro irmãos, sendo dois casados que já não moravam mais com os pais, veio para Florianópolis começar uma nova vida. “No início não foi fácil, pouco me lembro da época, mas meu pai sempre falava das dificuldades. A montagem da lanchonete, nossa casa com meus irmãos que ainda moravam com eles e todos tinham que ajudar um pouco” relembra.

Mais tarde, a empresa dos pais cresceu e começou a servir almoços. Aos 14 anos, para ajudar a família, Rodrigo estudava no período da manhã e trabalhava durante a tarde ajudando o pai. Ao completar 16 anos, para se dedicar mais ao trabalho, ele passou a estudar a noite. Após terminar o colégio, formou-se em Técnico Administrativo. “Em função disso, não tive diversas disciplinas; mas como meu maior sonho era ser professor de Educação Física, tive que correr atrás do prejuízo pra prestar o vestibular”, recorda. Mas depois de todo o esforço, não pode fazer a prova porque Dona Adelina passou mal em casa e precisou do acompanhamento e apoio do filho no hospital.

No concurso seguinte, Grizo, como foi apelidado na faculdade, passou fácil. E as dificuldades financeiras não o impediram de estudar, pois os pais davam todo o suporte. Já na primeira fase também começou a trabalhar na área, tudo pela vontade de realizar o sonho profissional. Por se dedicar constantemente à universidade, foi presenteado com um curso de arbitragem em voleibol e posteriormente fez parte da Confederação Brasileira de Árbitros.

Logo que se formou começou a trabalhar com natação e hidroginástica e os sonhos não pararam por aí. O tempo passou e Rodrigo foi contratado pelo Colégio Nossa Senhora de Fátima que abriu as portas para a realização de outro grande sonho, incluir crianças carentes no meio esportivo. “Apresentei o projeto para direção da escola e depois da aprovação coloquei a mão na massa”, afirma.

No início o projeto foi direcionado para os alunos do colégio, mas logo abriu as portas para a comunidade. “Começamos com futebol e vôlei, hoje temos diversas atividades como dança, capoeira e judô. Montamos também uma academia de ginástica e formalizamos a empresa que funciona dentro do colégio”, comemora. A Grizo Esportes atende em torno de 100 alunos e oferece bolsas para crianças carentes. Com orgulho Rodrigo ressalta que “O colégio oferece bolsa de estudo para crianças que não têm condições de pagar e nós oferecemos a prática esportiva. Mas só permanece quem mantém boas notas”.

*Foto: Arquivo pessoal / Rodrigo L. de Souza

0 comentários:

Postar um comentário