RPG: Você conhece essa técnica?

Com a correria do dia a dia, poucas pessoas dá o valor necessário para uma região tão importante do nosso corpo, a coluna. Até quem pratica uma atividade física, muitas vezes, esquece e acaba por descuidar dessa área do corpo. A coluna é dividida em cervical, lombar e dorsal e sua principal função é a flexibilidade de movimentos. A falta de uma postura correta durante o trabalho, o lazer, o andar e sentar pode causar uma série de problemas, incômodos, lesões e até desvios.

A dor nas costas é uma
causa frequente em afastamentos do trabalho e a segunda em visitas no médico, perdendo somente para a enxaqueca. Outro problema que afeta muita gente são os desvios na coluna conhecidos como lordose, cifose e escoliose. Segundo o Portal da Fisioterapia, podemos definir a lordose como o aumento irregular da curva normal no final da coluna, já a cifose apresenta um desvio acentuado na área da coluna torácica e a escoliose pode ser considerado qualquer desvio lateral da região.

No final dos anos 90, chegou ao Brasil uma técnica que revolucionou a forma de tratar as dores e os desvios na coluna. A Reeducação Postura Global (RPG) “...é um trabalho que busca o equilíbrio físico através do alinhamento postural”, esclarece a fisioterapeuta Aisi Anne Nogueira ao jornal
A Gazeta / MT. A fisioterapeuta Ana Paula Andrade explica que o método também previne, trata as lesões osteomusculares e as alterações posturais por meio de posturas terapêuticas que alonga, equilibra e reeduca as cadeias musculares de forma global ao corpo do paciente.

Tratamento
O tratamento é individual e varia de acordo com o problema. Cada sessão dura em média uma hora e os resultados começam a surgir a partir da décima sessão. Mas o presidente da Sociedade Brasileira de RPG, Oldack Borges de Barros,
alerta que “...o tratamento pode durar uma ou duas sessões ou até dois anos”. E enfatiza que é necessário persistir na técnica terapêutica para alcançar o sucesso no final do tratamento.

Em casos de
hérnia de disco, o método também pode evitar cirurgias. A RPG trabalha no fortalecimento das vértebras, isso gera maior movimento e flexibilidade do corpo. "A cirurgia só deve ser uma opção quando não há resposta terapêutica a um tratamento de no mínimo oito semanas envolvendo fisioterapia, outras técnicas e medicamentos", explica o reumatologista José Goldenberg ao site Viva Viver.

Alguns
estudos ainda apontam que para dores na coluna, a RPG é mais eficaz que a fisioterapia comum. Enquanto 40% dos pacientes obtêm bons resultados com a fisioterapia, a pesquisa apresentada pelo fisioterapeuta Sandro Rogério dos Santos, através da Universidade Federal de São Paulo, afirma que este número pode quase dobrar quando tratados pelo método RPG, cerca de 70%.

Solução para diversas patologias
Além dos problemas relacionados com a coluna, a RPG também é
indicada para patologias como: pés planos e cavos, joelho valgo, joanetes, hérnia de disco, labirintite, artrite, artrose, bronquite, asma, estresse, distúrbios circulatórios e digestivos entre outros. “O ideal é fazer atividade física e nunca se esquecer de alongar os músculos com uma boa orientação”, recomenda a fisioterapeuta Aisi Anne Nogueira que finaliza afirmando que a orientação deve ser seguida tanto por quem faz RPG como para os que não a praticam.

0 comentários:

Postar um comentário