Professor incentiva a prática de esportes para alunos carentes

Nascido em Criciúma, Rodrigo Luciano de Souza chegou quando a família já estava toda formada. Dona Adelina, com 44 anos engravidou e em função da idade avançada, passou praticamente todo o período de repouso. “A mãe sempre dizia que os médicos aconselhavam a abortar a gravidez, porque na época era um grande risco para a vida dela e a minha também” conta.


Após o nascimento, enquanto Rodrigo tinha problemas com os rins, a mãe permaneceu dois dias em coma. Depois do susto inicial e algumas semanas internados os dois receberam alta do hospital e são recebidos com festa em casa. Aos dois anos, a família composta por quatro irmãos, sendo dois casados que já não moravam mais com os pais, veio para Florianópolis começar uma nova vida. “No início não foi fácil, pouco me lembro da época, mas meu pai sempre falava das dificuldades. A montagem da lanchonete, nossa casa com meus irmãos que ainda moravam com eles e todos tinham que ajudar um pouco” relembra.

Mais tarde, a empresa dos pais cresceu e começou a servir almoços. Aos 14 anos, para ajudar a família, Rodrigo estudava no período da manhã e trabalhava durante a tarde ajudando o pai. Ao completar 16 anos, para se dedicar mais ao trabalho, ele passou a estudar a noite. Após terminar o colégio, formou-se em Técnico Administrativo. “Em função disso, não tive diversas disciplinas; mas como meu maior sonho era ser professor de Educação Física, tive que correr atrás do prejuízo pra prestar o vestibular”, recorda. Mas depois de todo o esforço, não pode fazer a prova porque Dona Adelina passou mal em casa e precisou do acompanhamento e apoio do filho no hospital.

No concurso seguinte, Grizo, como foi apelidado na faculdade, passou fácil. E as dificuldades financeiras não o impediram de estudar, pois os pais davam todo o suporte. Já na primeira fase também começou a trabalhar na área, tudo pela vontade de realizar o sonho profissional. Por se dedicar constantemente à universidade, foi presenteado com um curso de arbitragem em voleibol e posteriormente fez parte da Confederação Brasileira de Árbitros.

Logo que se formou começou a trabalhar com natação e hidroginástica e os sonhos não pararam por aí. O tempo passou e Rodrigo foi contratado pelo Colégio Nossa Senhora de Fátima que abriu as portas para a realização de outro grande sonho, incluir crianças carentes no meio esportivo. “Apresentei o projeto para direção da escola e depois da aprovação coloquei a mão na massa”, afirma.

No início o projeto foi direcionado para os alunos do colégio, mas logo abriu as portas para a comunidade. “Começamos com futebol e vôlei, hoje temos diversas atividades como dança, capoeira e judô. Montamos também uma academia de ginástica e formalizamos a empresa que funciona dentro do colégio”, comemora. A Grizo Esportes atende em torno de 100 alunos e oferece bolsas para crianças carentes. Com orgulho Rodrigo ressalta que “O colégio oferece bolsa de estudo para crianças que não têm condições de pagar e nós oferecemos a prática esportiva. Mas só permanece quem mantém boas notas”.

*Foto: Arquivo pessoal / Rodrigo L. de Souza

Você já ouviu falar em Trekking?

A turma de jornalismo da Universidade Newton Paiva de Belo Horizonte, foi a campo conhecer o Trekking. Você conhece essa modalidade?

Bem, eu posso dar uma palhinha! Segundo o site NorthBrasil, Trekking teve origem no início do século XIX. Hoje podemos dizer que é um pouco de lazer, misturado com esporte e contato com a natureza.

Vladimir Vilaça, apresentador do programa fuzarka, define que as exigências para a prática da atividade precisa de "inteligência, uma boa dose de força, e principalmente, companheirismo e espírito de equipe". Agora, veja o vídeo e conheça melhor essa modalidade!



Este post foi uma sugestão do produtor, apresentador e estudante de jornalismo Vladimir Vilaça. Eu conferi e aprovei, por isso está aí, para quem quiser conhecer um pouco dessa prática.

Voo 447: Pai acredita que filho está vivo

Após 16 dias de buscas, alguns familiares das vítimas do acidente aéreo acreditam que é possível encontrar alguém com vida. "Eu ainda estou na esperança de encontrar meu filho vivo", diz o pai de um dos passageiros do voo 447 ao site G1.com. A Marinha descartou qualquer possibilidade de sobreviventes.

Até agora foram confirmados o resgate de 49 corpos. O embaixador Pierre-Jean Vandoorne
garantiu que algumas vítimas já foram reconhecidas, mas hoje a Polícia Federal(PF) desmentiu a informação. As autoridades brasileiras ainda afirmam que 43 estão em processo de reconhecimento no IML de Recife, mas isso só será possível por meio de exames. "O estado em que [os corpos] se encontram não garante que uma indicação positiva dos familiares seja conclusiva", diz a reportagem do G1.com e ainda finaliza informando que o reconhecimento visual não serve como prova técnica.

Lista de Passageiros
Na última quarta-feira, a Air France divulgou a
lista oficial de passageiros brasileiros que estavam no voo 447. A relação apresenta os 58 brasileiros e um tripulante. Em relação as outras vítimas, a empresa aérea informou que não divulgará em respeito à legislação francesa que restringe a divulgação de nomes nestes casos.

*Foto: Elder Delgado / Força Aérea Brasileira
Obs.: Este post faz parte da avaliação da disciplina Tecnologia em Comunicação.

Natação também reabilita

Para pacientes com lesão medular, a prática da natação vai mais além. Neste caso, o exercício físico é visto como alternativa terapêutica.

Um
estudo na área revela que “a prática do esporte e a recreação trazem inúmeros benefícios...”, esclarece também que o paciente passa a ter uma maior independência funcional, reduzindo complicações clínicas e promovendo o bem estar físico e social.

Perca até 600 calorias em uma hora de natação

Foto: Alessandra F. / flickr.com

Uma opção muito procurada no meio esportivo é a natação. Sem dúvida, essa atividade traz inúmeros benefícios para a vida do praticante. Para aqueles que estão iniciando, o mais difícil é manter a continuidade da prática, pois o esporte exige resistência durante todo o treino.

Na infância, a natação é importante porque desenvolve a coordenação motora e a capacidade de apneia. O professor de Educação física, Paulo Henrique Guimarães, em entrevista ao
Portal Fator Brasil, informa que nos três primeiros meses é repassado as técnicas básica à criança, após esse período, o exercício será direcionado de acordo com a capacidade de cada um. Ele ressalta que o aluno deve ter a individualidade e a condição biológica respeitadas. Com a continuidade do exercício, os benefícios vão além, o aluno mirim melhora o desempenho físico, previne doenças, também desenvolve maior concentração e ajuda na sociabilidade.

Cuidados necessários
Alguns especialistas de segurança alertam para os
cuidados que devemos ter com as crianças praticantes de natação. Após algum tempo praticando o esporte, elas e os pais criam uma certa confiança que coloca os pequenos em risco de afogamento. A prática pode até reduzir este risco, mas apenas as aulas “não evitam o afogamento...”, explica a responsável pelo estudo, Dr. Ruth A.Brenner. E finaliza dizendo que até “... mesmo os nadadores mais experientes podem se afogar”.

Adultos e Idosos
Para os adultos e idosos, essa modalidade eleva principalmente a capacidade respiratória e cardiovascular, além de combater o estresse. As lesões são praticamente inexistentes, desde que respeitado a condição física do atleta. Dependendo do esforço no treino, você pode perder até
600 calorias em uma hora.

No entanto, alguns profissionais
alertam que apenas esse tipo de esporte, dependendo dos objetivos, não atinge a expectativa do praticante. Pra evitar a frustração, é bom verificar, pois muitas vezes é necessário combinar a natação com outra modalidade.

Outro ponto a ser avaliado é a coluna. Pessoas com problemas nessa região devem informar o instrutor, pois todo problema de saúde deve ser analisado pelo profissional. Ele indicara a forma mais segura de exercitar sem colocar a saúde em risco. Afinal de contas, quando se decide por uma atividade, a intenção é melhorar a condição atual e a saúde.

Consumo regular de aveia pode emagrecer

Com 30 gramas diárias desta substância, você pode obter todas as vantagens possíveis, além de combater diversas doenças e conquistar um belo corpo. “O consumo regular de aveia pode estar relacionado com a diminuição da formação de placas de gorduras, que causam doenças cardiovasculares”, informa a nutricionista, Milena Lima ao site Vila Equilíbrio.

E já falamos, mas vale lembrar: “ ...a atividade física regular acompanhada de orientação e uma boa alimentação promovem efeitos mais que relevantes no nosso organismo e em nossas vidas”, publicado no post
Em busca do corpo saudável.

Aveia: Saúde ao nosso alcance

flickr.comFoto: Ines 93 / flickr.com

Você, após uma boa noite de descanso, ainda sente sono? Quando malha, sonha com grandes músculos e perda de gordura? Ou ainda, seu intestino vive “preso”? Então está na hora de conhecer a fibra solúvel β-glucana. Esta fibra é encontrada principalmente naquele grãozinho que comíamos, quando criança, com banana amassada. Aquela mesma! A aveia que nossas mães nos alimentavam quando pequenos.

Este grão é muito nutritivo. Além da fibra β-glucana, também encontramos as fibras insolúveis que “...são absorvidas [pelo organismo] mais lentamente, o que gera uma sensação de saciedade por mais tempo”, revelou a nutricionista Tânia Rodrigues à revista
MensHealth. Outras substâncias como o cálcio, ferro, proteínas, carboidratos e vitaminas fazem com que a aveia seja uma ótima opção na hora das refeições.

Entre os três tipos de aveia podemos destacar o farelo com um maior valor nutritivo. “Seu teor de fibra é superior ao da aveia [flocos ou farinha] e, por isso mesmo, engana melhor a fome”, destaca a revista
Boa Forma. Mas mesmo a aveia em flocos ou farinha pode ser incorporada na dieta alimentar, contribuindo para uma vida mais saudável.